Procon autua 11 estabelecimentos na praça de alimentação do Rio Sul

19

O Procon Estadual realizou, nesta segunda-feira (31/10), uma nova etapa da Operação Hora do Lanche. Desta vez, os fiscais vistoriaram restaurantes e lanchonetes da praça de alimentação do shopping Rio Sul, em Botafogo, na Zona Sul do Rio. Ao todo, 27 lojas foram fiscalizadas. Foram descartados 25kg de produtos impróprios ao consumo e 15 litros de chope vencido.

No Restaurante La Mole, os fiscais descartaram 8kg de costela sem data de manuseio e validade encontradas na câmara frigorífica, além de600g de manteiga com ervas vencida. O piso da câmara estava quebrado e a porta estava enferrujada, com risco de contaminação dos alimentos. Em frente à câmara os fiscais acharam uma barata.

Já na creperia Chez Michou, foram encontrados 15 litros de chopp claro vencidos e 7kg e 300g de recheios diversos para crepe sem especificação de validade. Não havia no local um exemplar do Livro de Reclamações, manual de boas práticas da Anvisa, cartaz do Disque 180 (telefone de denúncias de violência contra mulheres) e toalha de papel e sabão para higienizar as mãos na área de manipulação. Não foi apresentado aos fiscais o certificado do Corpo de Bombeiros.

Não foram encontradas irregularidades nos seguintes estabelecimentos: Empório Pax; Katz; The Fifties; Dois em Cena; Spoleto; Seu Nacib; Viena; Bibi Sucos; Go Fresh; Batata Inglesa; Vivendas do Camarão; Ícaro; Rascal; Delírio Tropical; Cafeína e Gula Gula.

Balanço da Operação Hora do Lanche

1 – Mc Donald´s: Ausência de Livro de Reclamações.

2 – Bob’s: Produto vencido: 6 litros de xarope de refrigerante. Produtos sem especificação: 1kg e 300g de queijo cheddar;790g de molho sabor mostarda e bacon; 2 litros de calda quente de chocolate. Ausência de cartaz do disque 180.

3 – Pizza e Cia: Ausência de cartaz do Disque 151. Ausência de cartaz do Disque 180. Ausência de cartaz da gratuidadeda água.Produtos sem especificação: 1 kg e 670g de frango desfiado temperado sem etiqueta de fabricação e validade.

4 – Burger King: Livro de Reclamações preenchido de forma errada com três reclamações não enviadas dentro do prazo.

5 – Girafas: Livro de Reclamações preenchido de forma incorreta com reclamaçõesnão enviadasno prazo legal. Havia seis reclamações não enviadas no prazo.Certificado de dedetização vencido em 28/10/16. Alvará provisório vencido.

6 – Verde Vida: Ausência de cartaz do Disque 180. Ausência de cartaz da gratuidadeda água. Produtos sem especificação: 300 g de mistura de presunto;520 g de goiabada com queijo; 1 litro de leite; 500 g de empadão;390 g de ketchup.

7 – Pizza e CIA: Ausência do cartaz do Disque 151. Ausência de cartaz da gratuidadeda água.Ausência de cartaz do Disque 180. Ausência de manual de boas praticas da Anvisa.

8 – Chez Michou: Produtos sem especificação: 800 g de presunto, 600 g de frango desfiado, 1kg e 400g de queijo prato, 2kg de catupiry, 200 g de molho calabresa, 250g de curry, 1kg e 250g de manteiga com salsa, 1 kg de palmito. Produtos vencidos: 15 litros de chope claro. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do manual de boas práticas da Anvisa. Ausência do cartaz do Disque 180. Ausência de toalha de papel e sabão em área de manipulação. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.

9 – La Mole: Produto vencido: 600 g de manteiga com ervas, encontrada na copa. Produtos sem especificação: 8 kg de costela sem data de manuseio e validade encontrados na câmara. Piso da câmara quebrado. Porta da câmara com ferrugem podendo proliferar contaminação. Encontrada barata na porta da câmara.

10 – Sushi Rio: Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.Ausência do certificado de dedetização.

11 – Taiping: Produto vencido: 220 g de cebolinha emconserva e 580 g de pepino em conservas.

Fonte: PROCON RJ